Conversão de Rygar do ZX Spectrum para MSX


Há muito tempo me interesso por máquinas antigas. A linha de computadores que mais usei na década de 80 foi a linha de computadores MSX. No entanto, naquela época também pude chegar a ter um TK95 da Microdigital, clone do britânico Sinclair ZX Spectrum. Um computador muito bacana para a sua época e com muitos, mas muitos jogos bons. Muitas conversões do "arcade" saiam para ZX Spectrum e mesmo com a pouca capacidade gráfica do micro, os jogos eram bons. Muitos monocromáticos, as cores borravam, os sons não tinham assim tantos efeitos, mas os jogos eram divertidos.

Lembro-me de alguns jogos que cheguei a ter a época, como Terra Cresta, que chegou a ter seu desenvolvimento inciado no MSX2 mas foi cancelado. Me diverti muito com a versão do ZX Spectrum. Um outro Beyond The Ice Palace, muito parecido com Ghost N Goblins (este também era outra pérola do Spectrum que no MSX também foi anunciado no Japão em duas edições da MSX Magazine, mas que depois foi cancelado). Ainda sobre Ghost N Goblins, os usuários de MSX foram enganados (pelo menos aqui no Brasil) com o lançamento de "Demonia", um jogo que se dizia ser o "Ghost N Goblins" do MSX. Aquele jogo nada tinha a ver com Ghost N Goblins.

Ainda comentando um pouco sobre jogos de Spectrum que não sairam para MSX não poderia deixar de lembrar do JailBreak da Konami Européia. Cheguei a conversar com o programador do jogo, o Andrew J. Glaister há uns tempos atrás e ele me contou uma história inusitada. A Konami Européia tinha o mau hábito de não pagar seus programadores. Isto mesmo, ele trabalhou lá e não recebeu pelo seu trabalho. JailBreak, não saiu para MSX também, teve seu desenvolvimento iniciado e não terminado e possivelmente foi por esta razão. A Konami japonesa também não tinha uma relação direta com a europeia até onde pude confirmar as informações.

Enfim, o Spectrum teve muitos jogos bons e Rygar é um deles. Pensei em tentar aprender como converter o jogo para MSX e após um processo longo de tentativa e erro acabei conseguindo o resultado do vídeo abaixo:



O jogo roda, é possível jogá-lo em um MSX Turbo R, mas precisa de um MSX2 ou superior para rodar. A conversão foi feita apenas com propósitos de aprendizado. Apesar da lentidão, é possível jogar. No entanto, se quiser mais velocidade, você pode usar um emulador (openMSX ou blueMSX) e aumentar a velocidade do clock.

Um outro jogo que gostaria de ver convertido no MSX é o JailBreak, no entanto este ainda não consegui converter. Iniciei o processo mas ainda não funciona.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista - Personalidades do MSX - Adriano Camargo Rodrigues da Cunha

Jailbreak para MSX ? Será que saiu ?